Luta judicial pela Área de Proteção Ambiental da Serra dos Pretos Forros


Mais um passo em direção ao Plano de Manejo da ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DA SERRA DOS PRETOS FORROS!

Criada em 2000, e com andamento de plano de manejo apenas em 2024!

Em 2016, a AMAF denunciou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) os focos de desmatamento e de construções irregulares na Serra dos Pretos Forros, ressaltando a ausência de um plano de manejo para essa unidade de conservação e a omissão do Poder Público Municipal, mesmo após anos da publicação do Decreto que cria a APA (Decreto Rio Nº 19.145, de 2000).

Foi um árdua luta para vislumbrar o que hoje vemos, contando sempre com o trabalho da nossa advogada ambientalista Veronica Beck.

O MPRJ ajuizou Ação Civil Pública contra a Prefeitura, e destacamos as seguintes requisições:

A) “A condenação do Município do Rio de Janeiro na obrigação de fazer consistente em instituir o Conselho Deliberativo para a administração ambiental da APA da Serra dos Pretos Forros, editar o Plano de Manejo/Plano Diretor da referida APA”

B) “A condenação do Município do Rio de Janeiro a indenizar os danos irreparáveis à coletividade causados pela degradação da área ocupada e explorada irregularmente, em valor a ser apurado em liquidação”

A sentença foi favorável ao solicitado pelo MPRJ e foi confirmada pelo Tribunal de Justiça. O Município está recorrendo até onde pode (segue um exemplo neste link), mas o próprio Superior Tribunal de Justiça já se manifestou de forma DESFAVORÁVEL ao Município, mantendo as decisões do Tribunal de Justiça do Estado.

Continua correndo a multa diária de RS 5.000,00 determinada na tutela de urgência (antes da sentença).

Recentemente, o Município do Rio de Janeiro contratou a ESSATI Engenharia, que deu início aos trabalhos para elaboração do PLANO DE MANEJO da APA, vislumbrando-se uma progressão na defesa dessa esquecida área da cidade.

E, no dia 17 de janeiro às 19:00, haverá uma reunião no bairro da Freguesia aberta a todos cidadãos para colaboração no plano de manejo (inscrições obrigatórias). Inscrições neste link.

Reunião 17/01/2024 – 19:00
Local: Genus Offices
Endereço: Estrada dos Três Rios, 958, 4º andar – Freguesia
Inscrições até 15/01/2024

Fotografia de satélite a partir de “Google Earth”, com os limites da APA da Serra dos Pretos Forros em amarelo

Deixe um comentário